sábado, 16 de março de 2013


Foto: Diana Dias  - no dia 12 de Março 2013 junto à Barragem do Castelo do Bode

Barragem do Castelo do Bode: 
uma admirável obra na região


      Estou de volta a este blog. Agora para falar da cidade onde vivo. Tomar tem potencialidades para ser um centro cultural, histórico e turístico de excelência. Assim os tomarenses queiram.
      Hoje, apetece-me falar de aspectos positivos. A Barragem do Castelo do Bode, que na passada semana abriu a comporta do fundo para libertar água que tinha em excesso, devido à precipitação que caiu neste "chuvoso" inverno. Contribuiu para que esta Barragem tenha obtido excelentes resultados na produção de energia eléctrica.
      Numa breve visita, a este local, para observar in loco este espectáculo lindíssimo, em que a água é libertada com tanta pressão, que mais se assemelha a uma nuvem branca.  E quem observa, da parte de baixo, esta Barragem, não pode deixar de admirar a obra de engenharia que a mesma representa. Com a sua construção, foi criado, pela mão do homem, o maior reservatório de água do país, que se estende por uma extensão de 60 quilómetros, de onde é captada água que abastece parte da cidade de  Lisboa.
      O principal objectivo para a sua construção foi a produção de energia eléctrica.

Sem comentários:

Enviar um comentário